Em 1907, deram-se os primeiros passos para o aparecimento do escutismo. Baden-Powell, um militar inglês, que publicou um livro intitulado "O auxiliar do exlorador" , foi sulicitado para adaptar os seus métodos de observação e exloração, para a formação de jovens.
Assim, a 25 de julho de 1907, com vinte rapazes, organizados em quatro patrulhas ( Corvo, Maçarico, Touro e Lobo), partiu para a lha de Brownsea, onde se realizou o primeiro acampamento de escuteiros.
Este acampamento foi tão bem sucedido , que B.P. resolveu publicar todas as experiências vividas e conhecidas, de modo a despertar nos jovens o gosto pelas aventuras, num livro a que chamou "ESCUTISMO PARA RAPAZES" ("Scouting for Boys"). Este livro foi primeiramente publicado em fascículos quinzenais nos primeiros meses de 1908 e teve tão grande sucesso que, por toda a Inglaterra se formaram Patrulhas de Escuteiros.

Em 1920, no 1º Jamboree Mundial, em Londres, B.P. foi aclamado Chefe Mundial dos Escuteiros.
O Escutismo continuou a crescer e a expandir-se para todos os pontos do globo. Hoje, somos 25 milhões de Escuteiros, distribuidos por 217 países e territórios.
Sem comentários:
Enviar um comentário