O seu pai era o reverendo Baden Powell, professor catedrático em Oxford e a sua mãe era filha do almirante inglês W. T. Smyth.
O seu pai morreu quando Robert tinha aproximadamente 3 anos, deixando a sua mãe com sete filhos, dos quais o mais velho não tinha ainda 14 anos. Robert viveu uma bela vida ao ar livre com seus quatro irmãos, excursionando e acampando com eles em muitos lugares da Inglaterra.
Em 1870 Baden-Powell (BP) ingressou na Escola Cheterhouse em Londres com uma bolsa de estudos. Não era um estudante que se destacasse especialmente dos outros, mas era um dos mais vivos. Estava sempre metido em tudo que acontecia no pátio do colégio, e cedo se tornou popular pela sua perícia como goleiro da equipa de futebol de Charterhouse.
Em 1870 Baden-Powell (BP) ingressou na Escola Cheterhouse em Londres com uma bolsa de estudos. Não era um estudante que se destacasse especialmente dos outros, mas era um dos mais vivos. Estava sempre metido em tudo que acontecia no pátio do colégio, e cedo se tornou popular pela sua perícia como goleiro da equipa de futebol de Charterhouse.
Aos 19 anos, Baden-Powel terminou os estudos na Escola Charterhouse e aceitou imediatamente uma oportunidade de ir à Índia como sub-tenente do regimento que formara a ala direita da cavalaria na célebre "Carga da Cavalaria Ligeira" da Guerra da Criméia.
Além de uma carreira excelente no serviço militar (chegou a capitão aos vinte e seis anos), ganhou o troféu desportivo mais desejado de toda a Índia, o troféu de "sangrar o porco", caça ao javali selvagem, a cavalo, tendo como única arma uma lança curta. Vocês compreenderão como este desporto é perigoso ao saber que o javali selvagem é habitualmente citado como "o único animal que se atreve a beber água no mesmo bebedouro com um tigre".
Corria o ano de 1899 e Baden-Powell tinha sido promovido a Coronel. Na África do Sul começava uma agitação e as relações entre a Inglaterra e o governo da República de Transval tinham chegado ao ponto de rompimento. BP recebeu ordens de organizar dois batalhões de carabineiros montados e marchar para Mafeking, uma cidade no coração da África do Sul. "Quem tem Mafeking tem as rédeas da África do Sul", era um dito corrente entre os nativos, que se verificou ser verdadeiro.
B-P, promovido agora ao posto de major-general, tornou-se um herói aos olhos de seus compatriotas.
No Verão de 1907 foi com um grupo de 20 rapazes separados por 4 patrulhas (Maçarico-Real, Corvo, Lobo, Touro) para a Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, para realizar o primeiro acampamento escutista que o mundo presenciou. O acampamento teve um completo êxito.
Mal tinha começado a aparecer nas livrarias e nas bancas de jornais e já surgiram patrulhas e tropas de escuteiros não apenas na Inglaterra, mas em muitos outros países. O movimento cresceu tanto que em 1910, BP compreendeu que o Escutismo seria a obra a que dedicaria a sua vida. Teve a visão e a fé de reconhecer que podia fazer mais pelo seu país adestrando a nova geração para a boa cidadania do que preparando meia-dúzia de homens para uma possível futura guerra.

Em 1912, fez uma viagem à volta do mundo para contactar os escuteiros de muitos outros países. Foi este o primeiro passo para fazer do Escutismo uma fraternidade mundial.
Em 1920, escuteiros de todas as partes do mundo reuniram-se em Londres para a primeira concentração internacional de escuteiros: o Primeiro Jamboree Mundial. Na última noite deste Jamboree, a 6 de Agosto, BP foi proclamado "Escuteiro-Chefe-Mundial" sob os aplausos da multidão de rapazes.
Quando as suas forças começaram a declinar, depois de completar 80 anos de idade, regressou à sua amada África com a sua esposa, Lady Olave Baden-Powell, que fora uma entusiástica colaboradora em todos os seus esforços, e que era a Chefe-Mundial das "Girl Guides" (Guias), movimento também iniciado por Baden-Powell.
1 comentário:
Eu como muitas outras pessoas admiro sem cessar o senhor Baden Powell, este foi um personagem que ficou marcado na história devido à sua inteligência, astucia e o seu gosto pela natureza, o que também admiro neste senhor foi a perca do seu pai que mesmo apesar desse sofrimento continuo forte e nunca desistiu estes são só alguns dos motivos para admirar Baden Powell e o que mais admiro dele foi ser o fundador do escutismo uma atividade que tem tudo a ver com ele e uma atividade extremamente divertida, para aventureiros e corajosos os grandes adjetivos que caracterizam Baden Powell, este grande senhor nunca foi esquecido foi sempre lembrado até agora e sempre de uma forma maravilhosa tudo o que ele fez na vida foi maravilhoso principalmente a criação do escutismo uma atividade praticada em todo o mundo. Espero sinceramente que Baden Powell também conhecido por B.P continue a ser lembrado pois merece esta homenagem mais do que ninguém com tudo isto o que desejo é que Baden Powell seja relembrado como a corajosa pessoa que era e acredito que todos os escuteiros em todo o mundo continuam a espalhar a palavra de B.P com muito orgulho e dedicação. Que as nossas memórias de um grande senhor a quem tenho um inexplicável apreço Baden Powell nunca desapareçam e continuem vivas
Enviar um comentário